‹ voltar

Faz mal adormecer o bebé ao colo?

Adormecer bebé ao colo

Adormecer o bebé ao colo, no berço, a ler-lhe uma história, a cantar-lhe – até aos cinco, seis meses de idade o que é verdadeiramente importante, é que um bebé durma. E que toda a família descanse.

Sim, há bebés que adormecem no berço, sem grande ajuda e também há muitos outros que precisam de colo para o fazer! Não se preocupe. É normal um recém-nascido necessitar do toque da pele dos pais para adormecer, em especial no primeiro trimestre de vida. E se ele pede o conforto do colo, dar-lhe é a decisão acertada.

Pense que é durante o sono que o sistema nervoso central cresce e se desenvolve. É durante o sono que se dá a produção da hormona responsável pelo crescimento, pela renovação da pele, dos ossos e músculos.

E lembre-se que deixar um bebé a chorar até que ele adormeça, não é uma atitude benéfica, pois causa-lhe stress e transmite uma mensagem de abandono.

Mas se o adormecer o bebé ao colo é válido nos primeiros meses de vida, merece um pouco mais de atenção e cuidado a partir dos cinco meses. Nesta altura as crianças começam a criar hábitos na forma de adormecer e convém que sejam cada vez mais autónomas. Passá-las aos seis meses para o seu próprio quarto é disso um exemplo.

Nesta nova fase, o ideal é, por exemplo, ler-lhes uma história e sair do quarto com a criança semi-adormecida, deixando-a perceber que se vai embora. A vantagem é que se ela acordar durante à noite sabe que é normal os pais não estarem ao seu lado e mais facilmente adormece.


Fonte: Observador